Arroz Malandro com Carne de Porco e Cogumelos Selvagens: Santa Luzia

Voltando a visitar algumas das casas de referência da gastronomia de Portugal, esta semana descobrimos aquela que há 34 anos é uma das mais destacadas da zona de Viseu. Foi no restaurante Santa Luzia que provámos uma das suas especialidades da época, o Arroz Malandro com Carne de Porco e Cogumelos Selvagens.

Em 1978, os irmãos Vasco Trindade e Jorge Ferreira, decidiram abrir um restaurante na cidade de Viseu. Na cozinha as esposas de ambos os fundadores deram asas às receitas que sempre souberam fazer por tradição familiar e rapidamente se tornaram numa das casas mais procuradas na região.

Com sabedoria foram cunhando o seu lugar na restauração e cimentando a sua popularidade, assente principalmente na boa qualidade dos produtos utilizados, o respeito pelas receitas de origem e a simpatia e afabilidade dos dois irmãos e demais funcionários que atendem os inúmeros comensais e amigos de longa data que se revêem nestes valores.

Recentemente reinauguraram o restaurante onde sempre estiveram, para incluírem uma decoração moderna mas acolhedora, com mais salas de grande capacidade onde recebem grupos para eventos de grande dimensão. Dando também um grande destaque à importante garrafeira climatizada com a qual nos deparamos logo à entrada do espaço e que é um verdadeiro mostruário de diversidade e variedade de oferta em vinhos de todo o país.

Foi com entusiasmo e a simpatia que o caracteriza que o Sr. Vasco nos falou do Prato Português que escolheu para destacar no nosso roteiro, o Arroz Malandro com Carne de Porco e Cogumelos Selvagens. “Este é um prato de época, que fazemos na altura em que se encontram os cogumelos selvagens. Tem muita procura e os nossos clientes durante todo o outono e inverno.”

Começa-se por se fazer um puxado com cebola, alho e azeite quanto baste, ao que se juntam os cogumelos cortados para os cozer lentamente. Junta-se também o entrecosto, cortado , para estufar.

Veja mais fotografias aqui

“Sendo que os cogumelos são naturalmente carnudos e algo “gordos” não é preciso juntar mais nenhum tempero. Nós não acrescentamos piripiri nem sal, porque a carne também já está temperada,” esclarece o Sr. Vasco. Por fim, junta-se o arroz e água suficiente para o cozer, que deve ficar malandrinho.

Para acompanhar este prato foi-nos servido um vinho tinto da região do Dão, feito com a casta Touriga Nacional do ano de 2010. Este vinho provou ser um óptimo acompanhamento para o prato, fazendo uma boa ligação com os elementos minerais dos cogumelos e os sabores apurados da carne de porco.

Não se pense que este é a única especialidade. Numa lista muito completa há muito por onde escolher: desde os filetes de polvo fritos com migas, ao cabrito assado à padeiro ao arroz de galo de cabidela, sem esquecer as inúmeras sobremesas regionais caseiras e um sortido de entradas e petiscos que dificultam em muito a tarefa de continuar para o segundo prato.

Pela sua história tão rica que é prova de dedicação e empenho familiar num projecto coerente e muito interessante, o restaurante Santa Luzia apresenta-nos um verdadeiro Prato Português que nos dá a conhecer as combinações de sabores e ingredientes utilizados por esta família. O Arroz Malandro com Carne de Porco e Cogumelos Selvagens é um prato que todos devem conhecer e um excelente ponto de partida para uma viagem pelos sabores do Santa Luzia.

Restaurante Santa Luzia
Estrada Nacional 2 – Campo
3515-331 VISEU
(+ 351) 232 459 325
http://restaurantesantaluzia.pt/pt

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *