Arroz de Polvo com Camarão: Tasca da Esquina

Para encerrar com chave de ouro esta série paulistana do Prato Português, escolhemos a dedo uma das mais jovens e celebradas casas de São Paulo, a Tasca da Esquina. No cardápio, entradinhas e quitutes diversos, até o ponto alto da degustação: uma panela de Arroz de Polvo com Camarão.

Prima-irmã da Tasca da Esquina de Lisboa, a versão brasileira foi trazida de Portugal há pouco mais de um ano pelo chef Vitor Sobral e instalada no elegante bairro dos Jardins, que reúne a elite dos restaurantes da cidade.

A Tasca de Esquina difere em quase tudo dos estabelecimentos tradicionais de comida portuguesa de São Paulo. Primeiro pelo conceito que, como o próprio nome diz, está baseado em pratos ligeiros, para petiscar com um bom vinho e bate-papo, em vez das refeições fartas à maneira familiar.

O espaço, projetado pela arquiteta portuguesa Paula Moura, replica o ambiente da casa original lisboeta, criando uma atmosfera descontraída e elegante, com elementos rústicos, como o uso de madeira de demolição, que casa perfeitamente com um delicado jardim vertical, composto por ervas culinárias. O clima moderno e aconchegante ganha um toque especial com a cozinha aberta, bem ao centro do restaurante.

“O restaurante casa muito bem com esse momento de redescoberta da cozinha ibérica pelos brasileiros, que culturalmente já estão muito familiarizados com esse conceito de petiscos proposto pelas tascas portuguesas”, explica a sócia Erica Maierá, que comanda a casa ao lado de Sobral e Edrey Momo, dono da renomada rede paulistana de pizzarias 1900.

Com muita simpatia e sem-cerimônias, Erica nos explica o funcionamento do cardápio, singelamente dividido em “A chegada” (couvert), “Petiscos”, “Entretanto” (pratos principais) e “Por fim” (sobremesas). Embora acrescente alguns elementos da cozinha brasileira, a Tasca não se propõe a uma “tropicalização”, mas sim à oferta de pratos baseados na gastronomia portuguesa contemporânea, uma releitura requintada da culinária essencial do país.

Entre tantas opções, seguimos por outra modalidade da casa, a série “Fique nas mãos do chef”, que propõe um conjunto de pratos pequenos para degustação. Atendidos pelo chef Hugo Nascimento, que se divide entre as Tascas de Lisboa e São Paulo, começamos com uma entradinha de bolinhos de bacalhau clássicos, porém muito leves e sequinhos, com criativos pastéis de feijoada, uma das contribuições brasileiras ao menu.

Veja mais fotografias aqui

Em seguida, Hugo nos ofereceu uma preciosa Sopa Fria de Morango e Tomate, versão portuguesa moderna do clássico gaspacho espanhol. Decorado ao centro com presunto cru, revela uma intrigante combinação do sabor adocicado do morando com a intensidade do alho, a cebola e o vinagre.

Ainda nas mãos do chef, passamos para uma deliciosa tábua de Lula Salteada com Palmitos, outra especialidade da casa. Utilizando lulas cortadas de maneira finíssima, ganha um ponto de amargor e personalidade com rodelas de palmito pupunha frescos. A combinação ganha cor e aroma com farto azeite português e salsinhas.

Em meio a essa profusão de gostos, nos foi servido um D.OC. Douro branco muito frio, feito à base de uvas Viosinho, Malvasia Fina e Moscatel Galega. Com sabor suave, ligeiramente frutado e bem refrescante, harmonizou com a sopa e a série de frutos de mar proposta pelo chef.

Depois da primeira leva, provamos finalmente o Arroz de Polvo com Camarão. Muito equilibrado e sem exagero nos temperos, deu expressividade ao sabor do polvo, cortado em pedaços largos e enriquecido na companhia de camarões grandes, levemente dourados antes de ir ao prato. Feito com arroz carolino português, mostrou-se leve, apesar da proposta naturalmente encorpada desta receita típica portuguesa.

Antes que déssemos por encerrada a visita, degustamos uma série de pequenas sobremesas de dar água na boca. Entre elas clássicos como o Encharcado do Convento de Santa Clara, Toucinho do Céu e Farófias feitas na hora. Um conjunto delicioso.

Jovem na idade e no espírito, a Tasca da Esquina, pelo atendimento simpático, o clima descontraído e o cardápio surpreendente, sem dúvida veio para fincar raízes na cidade São Paulo.

Tasca da Esquina
São Paulo
Alameda Itu, 225 – Jardins – São Paulo
+ 55 11 32620033
+ 55 11 31411149.
Lisboa
Rua Domingos Sequeira 41C – Campo de Ourique – Lisboa
+ 210 993 939
+ 919 837 255
www.tascadaesquina.com

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *