Salmonete Grelhado com Molho de Fígados: O Victor

Com uma família há muitos anos ligada ao mar e seus produtos, fomos conhecer o seu restaurante no Montijo, O Victor, onde nos serviram um fresquíssimo Salmonete Grelhado com Molho de Fígados.

O Sr. Victor Bispo sempre foi considerado um percursor de ideias e projectos, e o mesmo aconteceu quando há quase 30 anos decidiu abrir o primeiro restaurante dedicado ao peixe no Montijo, já antes tendo tipo um café onde eram também do mar os petiscos que ali servia. O restaurante começou noutro espaço mas, com a procura, foi-se tornando pequeno, pois isso, mudaram-se então para a casa que agora ocupa.

Conta com duas salas separadas e o peixe em apresentação a lembrar uma lota, logo à entrada, de onde os clientes escolhem antes de se irem sentar. O peixe é então amanhado e arranjado antes de ir para a enorme grelha a carvão mesmo ali ao lado, e à vista de todos.
“A qualidade é muito importante e procuramos ter sempre produto nacional, é importante para nós, porque sentimos mais confiança em recomendar um produto que conhecemos e em que acreditamos”, explica-nos Fábio, o filho do Sr. Victor, que com os pais, tios e irmãos, também trabalha no restaurante, sendo a próxima geração a continuar este negócio familiar.

É o caso do salmonete que nos foi servido, pescado na Arrábida, muito fresco e de uma qualidade insuperável, foi então grelhado pelo próprio Sr. Victor.

Servido com uma salada muito fresca e visualmente bonita, e acompanhado com uma especialidade da casa, o molho de fígados do salmonete, de que não reclamam a invenção da receita, pois o molho é há muito conhecido e utilizado na zona de Setúbal, mas com certeza que a apuraram!

Veja mais fotografias aqui

São também os seus profundos conhecimentos do peixe e da sua preparação que os leva a saber descartar a parte dos fígados que confere um sabor amargo ao molho, antes de os colocar numa frigideira com alho picado, molho de manteiga, louro e um pouco de sumo de limão. Mexendo com um garfo até o fígado estar desfeito e o molho ficar espesso.

Este molho é servido numa molheira e cada comensal o deita sobre o peixe acabado de grelhar.

Para acompanhar este prato, foi-nos recomendado um vinho branco da região de Setúbal de 2011. Feito com as castas Chardonay, Arinto e Fernão Pires, este vinho com um aroma frutado que se apresenta redondo e equilibrado entre a doçura e a acidez, revelou-se um excelente acompanhamento para o suave sabor do salmonete encorpado pelo molho guloso.

O Salmonete Grelhado com Molho de Fígados do restaurante O Victor, mostra-nos a vastíssima experiência desta família, na escolha, preparação e confecção do peixe que nos serve, pugnando sempre pela melhor qualidade dos produtos que oferece. Sendo um dos mais refinados disponíveis, ele é, simultaneamente, um ponto de partida para nos levar a descobrir todos os outros que a diário ali se recebem, sem esquecer os pratos confeccionados como caldeiradas e massadas, ou inúmeras carnes grelhadas de qualidade.

Restaurante O Victor
Largo da Caldeira, 5
2870-186 Montijo
+ (351) 212 321 388

restauranteovictor.com

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *