Borrego Assado no Forno:Adega Regional

Em Elvas fomos conhecer uma das especialidades da Adega Regional que desde 2007 leva àquela casa clientes leais em busca da originalidade e a garantia de bem comer. Foi lá que provámos o Borrego Assado no Forno.

“O que me faz brilhar os olhos são aquelas duas horas ao almoço e jantar em que ficamos aflitos na cozinha.” Foi assim que o Sr. Tinoco, cozinheiro e proprietário e alma do restaurante Adega Regional nos descreveu a sua dedicação à cozinha.

Aberto em 2007, o restaurante foi crescendo à medida do aumento da sua popularidade, pois estando tão perto de Espanha, é procurado por turistas e nacionais seja para as refeições da semana, seja para um momento mais descontraído ao fim-de-semana e ali se serve cozinha tradicional portuguesa, com natural destaque para os pratos da gastronomia alentejana.

O Prato Português que lá fomos descobrir foi o borrego assado no forno com migas de coentros.

Uma carne tenríssima que se solta do osso ao menor toque do talher e com um molho muito apetitoso que faz muita diferença numa carne já de si saborosa.

A peça de borrego que o Sr. Tinoco usa para este prato é a paleta ou mão.

No tabuleiro de ir ao forno, a peça é temperada com azeite, cebola em lâminas, uma cabeça de alho inteira com pele, folhas de louro, pimentão-doce, colorau, sal e manteiga. É depois coberta com vinho branco e fica a marinar, tapada no frio, durante 24 horas. Vai ao forno a 200ºC durante duas horas e meia a três horas, voltando regularmente. Depois do forno apagado, leva duas chávenas de café bem forte e é polvilhado com coentros frescos antes de servir.

O acompanhamento sugerido para este prato é umas migas de coentros que o Sr. Tinoco faz na perfeição. O pão da véspera é demolhado e depois frito em azeite, toucinho e alho. Junta-se os coentros pisados e rectifica-se o tempero com um pouco de sal fino e continua-se a fritar até começar a secar e fazer uma bola que se vai voltando na frigideira para lhe dar a característica forma das migas.

Veja mais fotografias aqui

“As migas são tradicionais da nossa gastronomia e quando posso tento usar a nossa base para inovar um pouco. Uma sugestão é rechear bolas de migas com um pouco de alheira, e servi-las como entrada ou aperitivo” conta-nos o Sr. Tinoco, quando lhe comentámos que contrário ao que se podia pensar, as migas não estavam pesadas de gordura.

Para acompanhar este prato foi-nos recomendado um vinho tinto de 2009, do Alentejo, feito a partir das castas regionais alentejanas Aragonês, Trincadeira e Castelão. Um vinho intenso e robusto, talvez um pouco demais, pois no prato todos os sabores se conjugavam num todo suave e harmonioso e pedia um vinho mais suave.

O Borrego Assado no Forno da Adega Regional é um Prato Português que merece ser descoberto por todos e que justifica um passeio a esta bela região do interior alentejano. Ele mostra a disponibilidade do seu autor em fundir os conhecimentos de antigamente com uma inspiração pessoal resultando num todo muito equilibrado e deveras interessante.

Adega Regional
Rua João de Casqueiro Nº22 B
Elvas
+ (351) 268 623 009
+ (351) 969 451 566

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *